A SCA AJUDA NA PRODUTIVIDADE E NO MERCADO DE CAPITAIS COM GANHO DE ESCALA

Há alguns anos, a SCA elaborou as demonstrações financeiras US GAAP de uma das maiores empresas brasileiras fabricante de papel e celulose, para lançamento de Programa de ADR's. Ao final do trabalho, o mercado fechou-se e a companhia decidiu suspender o processo. Algum tempo depois, melhorou novamente, pensaram um tempo e decidiram recomeçar. Infelizmente quando estavam prontos a situação piorou.

Conclusão: para aproveitar as janelas de oportunidade é preciso estar sempre pronto.

 

CUSTOS E BENEFÍCIOS

Qual a experiência de empresas que se preparam, organizaram seus dados, controles e análises? Os comentários foram do tipo: "Não conhecia bem minha empresa, agora sim." Quer dizer, a própria direção baseava-se em pressupostos incorretos, superados ou faltavam detalhes relevantes. Por isso, no projeto focamos:

 

1) Controle dos dados e processos;

 

2) Atendimento ao mercado, CVM e SEC.

 

Com bom controle gerencial, base de dados, processos organizados e sistema especializado, preparar-se para a CVM e SEC é rápido e tem custo bem razoável. O que é bom controle? Processo estruturado, informações analíticas e análise, mais auditoria externa. Pode-se associar ao processo orçamentário, acompanhar os principais dados operacionais (volumes, preços, impostos), o que permite gestão com base em metas, identificar as causas dos desvios e obter desempenho crescente.

 

CONCLUSÃO: Bons controles trazem ganhos, pagam-se no curto prazo. Pagam também a preparação para aproveitar a primeira janela de oportunidade do mercado. Vale a pena.

SCA

FINANCIALS

O MELHOR

AMIGO

DOS ERP's

O sistema SCA permite modelar rapidamente as práticas de cada negócio, configurar a estrutura da base de dados e validá-la em bases reais, com o fluxo efetivo de informações. As lacunas do desenho inicial aparecem logo, problemas de consistência são identificados, pontos críticos evidenciados e corrigidos, quase sem custo. Já no ERP exigiria customizações demoradas e muito mais custosas.

 

Estruturas e controles validados, a implantação do ERP torna-se mais rápida e segura, cai muito o risco, tão frequente, de atrasos no faturamento, compras ou relatórios. Pode parecer paradoxal, mas quando o SCA começa antes.

 

Há benefícios adicionais: controle gerencial e reporte de qualidade ao mercado, compliance, inteligências e melhores práticas da Comunidade SCA.

 

Por outro lado, haverá retrabalho no SCA com o novo ERP? Não. Como o SCA é implantado com base nas melhores práticas do mercado e da gestão do negócio, prevê os dados necessários. Assim, basta atualizar a associação com as novas estruturas, atividade simples e sob controle dos usuários. Os processos internos no SCA são constituídos em função dos requisitos de informação, seja para a gestão, seja para a CVM, BACEN, SUSEP e outros, e não pela estrutura do ERP.

 

Há mais um ponto, o caso das customizações de ERP’s, às vezes resolvidas de modo provisório por planilhas. Tem acontecido em quase todas as empresas por conta da Convergência IFRS e implantação dos CPC’s. Para esses casos, e outros, A SCA dispõe de ferramentas instaladas no ambiente de transações dos ERP’s, que resolvem essas questões com duas vantagens: são experimentados e parametrizáveis pelos usuários, adequando-se às mudanças sem necessidade de customização. Sem contar o menor custo, tanto inicial quando de atualização.

© 2019 by SCA SYSTEMA CONSULTORES ASSOCIADOS. Todos os direitos reservados.
telefone_sca.png

PARA SABER MAIS SOBRE A SCA, NOSSOS PRODUTOS OU TIRAR DÚVIDAS, PREENCHA O FORMULÁRIO